Woven Bottles: a mudança começa aqui!

 

Porquê criar quando pode reutilizar?

 

Produzir tecidos convencionais é um processo muito poluente. Reutilizando, reaproveitamos o que já foi feito num processo de produção altamente eficiente.

 

O que são Woven Bottles?

 

Fortes, macios ao toque, duráveis e com todas as credenciais que os tecidos de qualidade exigem.

No exterior, o Woven Bottles é um tecido de poliéster como qualquer outro. Contudo, é o interior que conta!

Woven Bottles detém uma das soluções para o nosso enorme problema relacionado com os plásticos. Em vez de composições convencionais, reutilizamos garrafas de plástico. Em termos de qualidade, o poliéster das garrafas dá-nos um tecido perfeito para o seu sofá. Combina com qualquer tecido convencional, proporcionando o máximo de conforto, suavidade e durabilidade aos estofos.

Logo, o mais importante: dá-lhe aquela sensação reconfortante de fazer a diferença para o nosso planeta!

Com Woven Bottles, compra um tecido que, quando terminar, pode ser reciclado repetidamente, num ciclo inquebrável.

 

Parceiros

  • Conheça o nosso parceiro Waste2Wear®

Nós (Woven Bottles) somos especialistas em tecidos para estofos com foco na sustentabilidade. Em vez de reinventar a roda, procuramos a ajuda de especialistas de renome internacional da Waste2Wear, que já ajudaram inúmeras empresas a tornar os seus produtos e processos de produção mais sustentáveis.

A Waste2Wear produz tecidos inovadores a partir de garrafas de plástico recicladas desde 2008. Como tal, são uma grande inspiração para nós na construção do nosso ADN sustentável.

Woven Bottles é a sua primeira aventura em estofos. A Waste2Wear garante respeito e qualidade de trabalho a todos os funcionários, de forma a que os nossos tecidos adquiram todas as qualificações e certificados necessários e desejáveis.

Leia tudo sobre os seus conhecimentos, o seu foco de sustentabilidade e, acima de tudo, o seu respeito pelas pessoas e pelo nosso planeta em www.waste2wear.com.

 

Como são feitos os tecidos Woven Bottles?

 

1ª Etapa: Recolha – Recolhemos garrafas usadas (pós-consumo) em terra, antes que acabem em aterros.

 

2ª Etapa: Limpeza – Removemos os rótulos e tampas. Lavamos as garrafas e trituramos em pequenos flocos.

 

3ª Etapa: Pellets – Os flocos são derretidos e filtrados para remover as impurezas e depois disso são transformados em pellets.

 

4ª Etapa: Fio – Os pellets são derretidos novamente e posteriormente passados através de micro-orifícios para fazer fios.

 

5ª Etapa: Tecido – Os fios estão prontos a serem tecidos e transformados em tecido.

 

 

Tecidos de qualidade sustentável

 

Todos os tecidos Woven Bottles são formados por fio feito de 100% poliéster sintético, um material forte e altamente resistente ao desgaste.

Quanto mais próximos os fios estiverem uns dos outros, maior será a densidade e mais pesado será o tecido.

 

  • REGAIN: 100% Poliéster reciclado (R-PET)
Economia em comparação com a produção de fios de poliéster virgem:     

 

Sabia que quanto mais volumoso for o fio de chenille, mais macio será o tecido?

Este tecido é formado por 2 grupos de fios cruzados perpendicularmente um ao outro. De forma a tornar o tecido firme, macio e volumoso, são utilizados fios de Chenille na tecelagem do tecido.

 

  • SOIL: 60% de Poliéster reciclado (PET)

Economia em comparação com a produção de fios de poliéster virgem:    

Os tecidos planos são tecidos formados por 2 grupos de fios que se cruzam em ângulos retos.
Quanto mais próximos os fios estiverem, maior a densidade e o peso do tecido. Logo, a espessura dos fios também é importante no que diz respeito à construção e ao peso do tecido.

 

Ambos os tecidos são adequados para todo o tipo de estofos, fortes, com uma aparência mate e rica, de elevada durabilidade e fácil manutenção, laváveis a 30º.

Aprovados para o teste do cigarro: BS 5852, entre várias certificações do ponto de vista ecológico.

 

Certificações

 

Quando afirmamos, é com base num suporte. Estes são os certificados que provam que entregamos o que prometemos:

 

Perguntas frequentes/FAQ:

 

  • Como posso saber que os vossos tecidos são realmente sustentáveis?

A nossa produção é tratada e supervisionada pela Waste2Wear. Esta organização tem vários procedimentos e verificações para garantir que o impacto ambiental seja o menor possível e que os trabalhadores sejam remunerados e tratados de maneira justa.

Como tal, temos vários certificados e qualificações validados por diversas organizações que provam que fazemos o que dizemos.

 

  • Com que tipo de certificados é fornecido o Woven Bottles?

Todas as partes do processo de produção são testadas regularmente. Os nossos certificados cobrem tudo, desde a recolha dos materiais na origem até o tratamento justo dos trabalhadores. Veja todos os certificados e qualificações nos capítulos parceiros e certificações.

 

  • E quanto à conformidade social? 

Os nossos certificados não se aplicam apenas à sustentabilidade, como também monitorizam as condições de trabalho, como BSCI e GRS.

 

  • Onde são feitos os Woven Bottles?

A maior parte da produção ocorre na China. Para garantir o tratamento adequado dos trabalhadores, várias instituições supervisionam e verificam as fábricas e os locais regularmente. 

 

  • O tecido é sustentável, e o resto dos meus móveis?

A responsabilidade da Woven Bottles  refere-se apenas aos tecidos para estofos. Esperamos inspirar os nossos parceiros e outros fornecedores a tomar medidas semelhantes em direção à sustentabilidade.

 

  • Woven Bottles encaixa-se numa economia circular?

Escolhemos 100% poliéster como base para os nossos tecidos. Ao contrário dos outros tipos de misturas, 100% poliéster pode ser reutilizado de uma forma relativamente fácil.

Todavia, não torna todo o seu sofá ou cama reciclável, pois nós enquanto indústria temos muito trabalho a fazer para que isso se torne realidade.

Desta forma, faremos a nossa parte para convencer os nossos parceiros a melhorar a sustentabilidade dos seus produtos.

 

  • E o resto dos seus produtos? 

Vamos ser honestos, até alguns anos atrás, era quase impossível encontrar tecidos sustentáveis para estofos. Com o aumento da cadeia de fornecedores, procuramos ativamente mais hipóteses para substituir tecidos convencionais por aqueles com pegadas ambientais menores.

 

  • Visão e objetivos

Acabámos de iniciar a nossa jornada em direção à sustentabilidade. Apesar de estarmos longe da perfeição, trabalhamos para melhorar todos os dias, a fim de contribuir para uma economia sustentável e circular.

 

  • Por que razão estão a fazer isto? 

Nós olhamos a longo prazo. Certamente que, ou cada vez mais pessoas têm acesso a tecidos sustentáveis, ou nada vai mudar.

Nós, como ninguém, sempre nos focámos em tecidos que sejam acessíveis para todos. Desta forma, abraçámos o desafio.

 

Pergunte ao nosso parceiro Waste2Wear®

 

  • Por que é importante?

Acreditamos que desperdício é apenas desperdício quando não fazemos nada com ele. Ou seja, todos os dias milhões de garrafas de plástico são desperdiçadas, enquanto poderíam ser um recurso viável, ecológico e sustentável! Estamos a esgotar e a poluir o nosso planeta, por isso precisamos ser mais responsáveis e cuidar da nossa casa.

Precisamos repensar como usamos os nossos valiosos recursos.

 

  • O que é o R-PET?

R-PET significa Tereftalato de Polietileno Reciclado, também conhecido como PET reciclado. O R-PET também é chamado de poliéster reciclado e é feito de garrafas de plástico recicladas (PET).

 

  • Porquê R-PET e não outros tecidos sustentáveis? Por que não algodão?

A tendência mundial por fibras têxteis é superior a 100 milhões de toneladas por ano e os tecidos sintéticos representam mais de 50% desse consumo.

Tentar substituir fibras sintéticas por algodão teria um imenso impacto ambiental. As fibras naturais, como o algodão, quando comparadas às fibras sintéticas, apresentam vantagens em termos de desperdício e produção de resíduos, devido à biodegradabilidade tanto dos têxteis descartados como das suas microfibras.

O algodão tem um consumo muito intenso de recursos, não só em termos de degradação da água e da terra, mas também no uso de inseticidas e herbicidas.

O cultivo e a produção de 1 kg de algodão requerem, em média, 20.000 litros de água e alguns especialistas indicam que o algodão é o maior consumidor de água entre todos os produtos agrícolas.

Por sua vez, o tecido R-PET tem uma pegada de carbono 50% menor que o algodão orgânico. Aliás, comparado com outras fibras sintéticas, o tecido de poliéster R-PET tem uma pegada de carbono quase 90% menor que o nylon e 75% menor que o poliéster!

 

  • Poliéster reciclado VS poliéster virgem?

O poliéster reciclado (R-PET) é ecológico, económico e seguro, pois a fibra de poliéster regenerada é fabricada a partir de garrafas de plástico recicladas e tem um desempenho tão bom quanto o poliéster virgem comum.

Comprovadamente o R-PET requer 86% menos água do que o poliéster comum, consome menos 70% de energia e as emissões de CO2 são 75% menores.

Por exemplo, 1 kg de R-PET pode manter 60 garrafas de água fora do ambiente, logo o uso do R-PET ajuda-nos não só a manter o plástico fora dos aterros e oceanos, mas também a poupar os nossos recursos naturais.

 

  • É seguro?

Sim, os tecidos Waste2Wear são produzidos com o mais alto nível de cuidados de saúde e segurança.

Os produtos são testados e certificados pelos líderes mundiais da indústria em testes de qualidade, incluindo: Intertek (líder mundial da indústria em testes de qualidade de terceiros), OEKO-Tex® Standard 100 GRS (Padrões Globais Reciclados) e BSCI (certifica condições de trabalho éticas e sociais nas nossas fábricas).

 

  • Como pode verificar a autenticidade dos tecidos Waste2Wear?

Todos os produtos Waste2Wear® são rastreáveis e comprovadamente sustentáveis.

Os fios R-PET que usamos são certificados pela Scientific Certification Systems (SCS) para reivindicação de conteúdo reciclado. A SCS é uma empresa líder em certificação e desenvolvimento de padrões de reivindicações ambientais e de sustentabilidade.

O SCS rastreará a estrutura da fibra exclusiva dos produtos Waste2Wear® e verificará se é realmente tecido reciclado antes de conceder uma certificação especial.

 

  • Quanto podemos economizar? 

Quase todos os produtos possuem um processo de fabrico que consome energia e água, produzindo emissões de dióxido de carbono, tendo deste modo um impacto ambiental.

Usando R-PET em vez de poliéster comum, economizamos: • 70% menos energia • 86% menos água • 75% menos CO2.

Para reduzir o desperdício, todos precisamos tomar decisões responsáveis sobre quais materiais usar. Por exemplo, ao usarmos 2.3 Kg de fio R-PET para fazer o tecido Waste2Wear®, podemos:

  1. Economizar um depósito de gasolina.
  2. Poupar água suficiente para fornecer água potável a uma pessoa por cinco dias.
  3.  Reduzir na quantidade de gases de efeito estufa emitidos ao conduzir um carro híbrido por quase 24 quilómetros.

Devemos reduzir, reutilizar e reciclar o máximo possível!

 

  • Como é controlada a qualidade do processo da R-PET?

O R-PET comporta-se de uma forma um pouco mais irregular do que o poliéster comum, por isso é preciso mais tempo e esforço para criar a receita de cor certa devido à clareza irregular da matéria-prima.

Embora o produto final tenha as mesmas cores, o processo para alcançar esse resultado é muito complicado. Muitos anos de tentativa e erro deram à Waste2Wear a experiência de dominar a qualidade dos tecidos R-PET.

Além do uso do padrão REACH, o Waste2Wear monitoriza a conformidade com o tratamento de água e a reciclagem nas fábricas. Quando possível, usamos impressão digital ou sublimação para reduzir o consumo de água.

 

Manutenção do tecido de poliéster

 

  • O que faço em caso de manchas?

Na presença de manchas, remova os componentes sólidos o máximo possível com uma colher.

Molhe imediatamente uma toalha felpuda com água morna, torça e coloque sobre a mancha.

Deixe a toalha felpuda de forma a que esta absorva a mancha. Nunca esfregue o tecido ou mancha.

Se a toalha estiver saturada, substitua-a até que a mancha desapareça e deixe a toalha até a mancha secar.

Se existirem manchas específicas, entre em contato com uma empresa especializada que possa solucionar o problema (primeiro teste o produto de limpeza recomendado num local menos visível).

 

  • Posso aspirar os meus sofás?

Sim. Mas, não aspire com uma escova dura. Utilize um bico especial para sofás conjugado com um baixo poder de sucção.

Aspirar cuidadosamente para minimizar o desgaste do tecido.

 

  • A luz do sol afeta o meu tecido?

Certifique-se de que os sofás / tecidos nunca estejam expostos à luz solar direta, devido à descoloração.

 

  • Tenho um fio solto, o que fazer?

Se loops ou linhas soltas tiverem saído do tecido, insira-os novamente com um objeto fino, porém que não seja afiado.

Não deve ser puxado ou cortado em nenhuma circunstância.

 

  • Outras dicas e truques?

Evite brinquedos afiados, fivelas, jóias e animais de estimação, pois podem danificar as fibras do tecido.

Os jeans podem tingir as cores claras (branca, bege, etc.) e média (bege, areia etc.).

 


Tem uma pergunta que não está na nossa FAQ?
Coloque a sua questão em info@pedrotavarestexteis.pt e entraremos em contato consigo o mais rápido possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top