Que papel de parede escolher para tornar os espaços mais amplos?

Em matéria de design e decoração, todos sabemos que, muitas vezes, tão importante como ser é parecer. A perceção e gestão do espaço fazem autênticos milagres, principalmente quando estas soluções são aplicadas a espaços pequenos.

Tornar salas, quartos, escritórios ou cozinhas de reduzidas dimensões, em espaços que oferecem comodidade e que parecem muito maiores do que realmente são tem sido um dos grandes desafios de profissionais de decoração de interiores. De facto, muitas vezes é complicado ampliar um espaço sem intervir na estrutura da habitação ou do escritório, mas existem pequenos truques que o podem ajudar e muito, como é o uso de papel de parede!

Como usar o papel de parede para aumentar a amplitude do espaço?

O revestimento de uma das paredes do espaço com o papel de parede certo consegue criar uma verdadeira ilusão ótica que permite uma perceção de amplitude superior à real dimensão do espaço em questão.

No entanto, os papéis de parede escolhidos devem ter certas características, como por exemplo:

    1. Papel de parede com paisagens amplas

Utilizar papel de parede cuja paisagem transmita uma sensação de amplitude, como imagens de uma cidade tiradas de topo ou imagens de locais ao ar livre, como praias ou campo, são perfeitas para dar uma perceção maior ao espaço.

Revista apenas uma das paredes com um papel de parede deste género e verá as diferenças!

    2. Papel de parede em tons claro e com degradê

Papéis de parede em tons claro, como o bege, branco, rosa claro ou até variações pastéis de verde ou azul são ideais para tornar os espaços mais amplos sem derrubar nenhuma parede, uma vez que valorizam a iluminação, mesmo que esta não seja natural.

Os degradês, sempre em tons claros, são outra excelente opção para que o espaço pareça maior!

    3. Papel de parede às riscas

O papel de parede às riscas é também frequentemente utilizado para ampliar o espaço.

Se o objetivo for expandir o ambiente para cima, dando a sensação de ter maior altura, as riscas devem ser utilizadas com uma orientação vertical. Por seu lado, deve recorrer-se à aplicação do papel de parede com riscas na horizontal se o resultado pretendido for um ambiente maior e mais espaçoso.

Outros truques para tornar os espaços mais amplos…

Além do uso de papel de parede, existem outras dicas úteis às quais os profissionais de decoração poderão recorrer para ampliar a perceção do espaço.

Por exemplo, se fixar um espelho grande numa das paredes, colocar o mobiliário no perímetro delimitado pelas paredes ou optar por um design monocromático, facilitará em grande medida a ampliação do espaço. Outra opção também poderá ser a escolha de móveis compactos, como um sofá-cama, uma mesa extensível ou um armário multifuncional, que permitem o melhor aproveitamento de um espaço limitado.

Todas estas dicas são essenciais na hora de escolher a decoração de espaços pequenos. Ajude os seus clientes a valorizar cada recanto de uma habitação, otimizando as superfícies disponíveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top