ECOLOGY

ECOLOGY, é a nova marca Pedro Tavares desenvolvida especialmente para atender à crescente necessidade de preservação do meio ambiente!

Destaca-se por uma coleção de tecidos com fibras recicladas na sua composição, com os certificados Global Recycled Standart®, Oeko-Tex® e REACH®.

 

Indústria têxtil

A produção têxtil é um processo muito poluente, como tal a reciclagem é o recurso prioritário para minimizar o impacto ambiental.

A recuperação e reciclagem de poliéster fornecem benefícios ambientais importantes que não podem ser negligenciados.

Realça-se que milhões de toneladas de tecidos são desperdiçados em aterros, mas as fibras sintéticas não se decompõem ao contrário das fibras vegetais e animais.

Deste modo, a reciclagem do poliéster reduz significativamente a necessidade de espaço nos aterros e também reduz a pressão sobre os recursos virgens, o que resulta em menos poluição.

Impacto ambiental » plástico nos oceanos

Uma das grandes preocupações ambientais atualmente é a poluição nos oceanos que representam 71% da superfície da Terra e 97% dos recursos hídricos do planeta, constituindo uma fonte vital de recursos biológicos, naturais e económicos.

Infelizmente, os oceanos são o recetor final da maioria dos poluentes lançados para o ambiente, nomeadamente o plástico.

Segundo estudos recentes, das 300 milhões de toneladas de plástico produzidas atualmente por ano, cerca de 8 milhões de toneladas vão parar aos oceanos.

Portanto, calcula-se que cerca de 70% deste lixo afunda e fica acumulado nos fundos oceânicos, que se estão a transformar na maior lixeira do planeta.

Logo, uma parte do lixo plástico fica a flutuar, estimando-se que existam 270.000 toneladas de plástico a boiar, principalmente nos chamados giros oceânicos.

O plástico a flutuar no oceano causa elevados impactos na biodiversidade e ecossistemas marinhos, constituindo a causa de morte de numerosos animais que podem ficar aprisionados nestes lixos ou ingeri-los por os confundirem com as suas presas.

De acordo com o NOAA (National Oceanographic and Atmospheric Administration), os detritos de plástico são responsáveis pela morte de cerca de 100 mil mamíferos marinhos por ano, assim como milhões de aves, tartarugas marinhas e peixes.

Os microplásticos são também ingeridos pelo zooplancton ou pequenos peixes que os confundem com alimento devido ao seu reduzido tamanho e flutuabilidade, ficando assim contaminados com os poluentes que transportam, com impactos negativos na cadeia alimentar.

Redução do impacto ambiental » Reciclagem

Perante este quadro, é urgente  a massificação na adoção de medidas para minimizar este problema, que passam pela reciclagem de:

  • PET pós consumo (produtos triados na reciclagem normal);
  • PET pós consumo reciclado a partir de resíduos dos oceanos com o objetivo de os reciclar em fibras têxteis, nomeadamente garrafas de plástico.

Existem entidades dedicadas à limpeza dos oceanos, contribuindo para que a sociedade a caminhe em direção a uma economia circular.

O Parlamento Europeu definiu como objetivo na recolha, até 2029, de 90% de garrafas de bebida e uma meta de 25% de conteúdo reciclado em garrafas plásticas até 2025 e de 30% até 2030.

Benefícios dos fios de poliéster reciclado:

  • A sua produção não requer utilização de petróleo o que reduz bastante a pegada carbónica, gerando 75% menos emissões de CO2 em comparação com o poliéster virgem;
  • Os produtos têm o mesmo desempenho técnico que os tecidos feitos de poliéster virgem, com meios tecnológicos em constante desenvolvimento o que nos permite já ter poliéster reciclado com resistência ao fogo.

 

Crie os seus projetos em consciência, contribua também para a sustentabilidade ambiental, optando pelos produtos da nossa marca ECOLOGY. Além de proteger o meio ambiente, também nos certificamos de que o cliente possa desfrutar de um tecido com uma glamorosa aparência às fibras naturais.

Ecologia e elegância de mãos dadas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top